Halogênios

Tabela Periódica - Halogênios
A série química dos Halogênios pertence ao grupo 17 ou 7A da tabela periódica. Ela é formada pelos seguintes elementos químicos: flúor, cloro, bromo, iodo, astato ou Astatínio e Ununséptio. Juntamente com os Gases Nobre (grupo 18 ou 8A), a família dos Halogênios são as únicas famílias que possuem unicamente Não-Metais.

Os Halogênios são elementos representativos e seu significado (do grego) é “formador de sais”. Todos apresentam 7 eletérons na sua última camada de energia, terminando a sua configuração eletrônica em subnível p com 5 elétrons. Na forma natural, são encontrados como moléculas diatômicas.

Um Halogênio adquiri estabilidade química quando o seu último nível de energia recebe um elétron, transformando-se assim num íon mononegativo. Um dos sais mais famosos que possui esse íon é o cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha.

Os Halogênios possuem eletronegatividade maior que 2,5 segundo a escala de Pauling e o elemento mais eletronegativo é o Fluor. A eletronegatividade e a oxidação dos elementos do grupo cresce de baixo para cima. O menos eletronegativo e oxidante é o astato. Como os Halogênios são muito oxidantes eles reagem com os metais, Não-Metais, substâncias redutoras e até com os Gases Nobres.

Os elementos dessa família são perigosos (e até mesmo letais) a seres vivos, já que são extremamente reativos. O cloro e o iodo, por exemplo, são usados como desinfetantes para água potável, piscinas, ferimentos, pois matam bactérias, fungos e outros microrganismos.

O fluor e cloro são gasosos, o bromo é líquido, o iodo e o astato são sólidos. Exceto o iodo, são todos tóxicos.